De 4 a 7 de junho

2º Congresso da CSP-Conlutas tem o desafio de organizar defesa dos direitos

2º Congresso da CSP-Conlutas tem o desafio de organizar defesa dos direitos
Notícias

O 2º Congresso Nacional da CSP-Conlutas, que acontece esta semana, entre os dias 4 e 7, em Sumaré (SP), vai definir um plano de lutas contra o ajuste fiscal e os ataques aos direitos trabalhistas e previdenciários, realizados pelo governo Dilma, deputados e senadores.

São esperadas em torno de 2.500 pessoas entre delegados, observadores e convidados. A Admap (Associação Democrática dos Aposentados e Pensionistas) do Vale do Paraíba vai participar, enviando 10 delegados e dois observadores.

Estarão presentes servidores públicos federais, estaduais e municipais, professores dos estados em greve, entre eles o Paraná, garis do Rio de Janeiro, metroviários de São Paulo e Porto Alegre, operários da construção civil de Belém e Fortaleza, metalúrgicos de Minas Gerais e São José dos Campos (SP), professores, petroleiros, trabalhadores rurais, operários do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e movimento sociais e de luta contra a opressão.

Este é principal fórum deliberativo da CSP-Conlutas, onde se discute a organização da entidade e as luta dos trabalhadores. Na programação, estão previstos debates sobre conjuntura nacional e internacional, o balanço político e organizativo da Central Sindical e Popular e a definição de um plano de ação para os próximos dois anos.

A CSP-Conlutas está à frente das mobilizações contra o projeto da terceirização (PLC 30/2015) e o ajuste fiscal do governo Dilma, que promove redução de direitos trabalhistas e previdenciários (Medidas Provisórias 664 e 665) e cortes em áreas sociais no Orçamento da União.

Delegação Internacional
Convidados internacionais de 26 países também estarão presentes no Congresso da CSP-Conlutas. Entre as entidades e representações, estão a CGT (Espanha), o Solidaires (França) e representações de entidades da Palestina, Tunísia, Estados Unidos, Haiti, Argentina e Itália.

Após o Congresso da Central, as delegações internacionais participam da 2ª Reunião da Rede Sindical Internacional de Solidariedade e Lutas, da qual a CSP-Conlutas é integrante. O evento será nos dias 8 e 9, em Campinas.