Os delegados e delegadas passaram a manhã debatendo o texto, uma contribuição da Admap ao 2º Congresso da CSP-Conlutas, que será realizado de 4 a 7 de junho, na cidade de Sumaré (SP).
A votação aconteceu com base nas propostas feitas nos grupos, reunidos no sábado (16). Em pontos em que haviam divergências, foi aberto espaço para a defesa de posições contrárias e favoráveis. Ao final, tudo se resolveu no voto do plenário, de forma democrática.
O principal desafio discutido pelos presentes foi a luta contra as medidas provisórias 664 e 665 — que atacam o direito à concessão de pensão por morte, auxílio-doença, PIS e seguro desemprego — e o projeto de lei das terceirizações, além das pautas específicas do segmento, como exigir o mesmo reajuste do salário mínimo aos benefícios, a recuperação das perdas acumuladas (projeto de lei 4434), o fim do fator previdenciário sem o fator 85/95 e o término da política de desoneração da folha de pagamento das empresas.
Durante as discussões, foi decidida a adesão às atividades do 29 de maio, dia nacional de mobilização convocado por várias centrais sindicais para se contrapor às investidas contra os direitos.
Antes do encerramento do evento, marcado por uma homenagem a todos os que ajudaram na sua realização e ao saudoso companheiro José Simão, foram eleitos os representantes da Admap para o Congresso da CSP-Conlutas.
Também houve saudação dos representantes das várias entidades que prestigiaram o evento. O presidente da Cobap, Warley Martins, que acompanhou o Congresso na íntegra, falou da importância da iniciativa da Admap e ressaltou que na Confederação as decisões vêm de baixo para cima, ou seja, ouvindo as associações e, depois, federações.
“Foi um Congresso vitorioso e queremos agradecer a cada delegado e delegada que deixou o conforto do seu lar e seus familiares para estar conosco ajudando a construir a organização dos aposentados e pensionistas em defesa de seus direitos”, afirmou o presidente da Admap, Lauro da Silva.
O 3º Congresso da Admap reuniu 94 delegados (aposentados e pensionistas sócios da Admap) e 18 convidados.
Fotos: Tanda Melo