A abertura do evento será nesta sexta-feira, às 13h, na cidade litorânea, mas os ônibus saem de São José dos Campos, Jacareí e Caçapava às 8h (confira a programação completa abaixo).
Mais de 100 delegados – associados da Admap que se inscreveram nos últimos dias – devem participar do Congresso, que apresenta o tema “Em defesa da Previdência pública e dos direitos de aposentados e pensionistas”.
Representantes de entidades nacionais, como a Cobap (Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos) e CSP-Conlutas, devem marcar presença, assim como debatedores que vão ajudar os participantes a entender a atual situação política e econômica do país.
O Congresso vai ser realizado num momento em que o governo Dilma Rousseff (PT) faz grandes investidas contra direitos trabalhistas e previdenciários. A medida provisória 664, por exemplo, ataca o direito das pensionistas, acabando, por exemplo, com o benefício vitalício. Já a medida provisória 665 limita o acesso de milhões de brasileiros ao seguro-desemprego e ao abono salarial (PIS).
Os aposentados e pensionistas também têm sofrido com o arrocho nos benefícios. Desde 1994, as perdas das aposentadorias acima do piso chegam a 84% frente ao salário mínimo.
“Queremos convocar nossos associados a contribuir nas discussões que serão apresentadas. O nosso objetivo é, por meio do Congresso, fortalecer a nossa luta em defesa das reivindicações dos aposentados, pensionistas e idosos”, disse o presidente da Admap, Lauro da Silva.
PROGRAMAÇÃO
Dia 15/05 (sexta-feira)
8h - saída dos ônibus para Caraguatatuba
10h - abertura do credenciamento dos delegados
12h - almoço
13h - abertura do Congresso
13h30 - leitura e votação do Regimento do Congresso
14h - palestra e debate: "Conjuntura e lutas"
17h - palestra e debate: "A luta feminista e as mulheres aposentadas e pensionistas"
19h - jantar
Dia 16/05 (sábado)
8h - palestra e debate: "A Previdência Pública é deficitária?"
11h - apresentação da tese
12h - almoço
13h30 - divisão em grupos para leitura, debate e propostas de emendas à tese
19h - jantar
20h - atividade cultural e recreativa
Dia 17/05 (domingo)
8h - votação da tese e das emendas aprovadas nos grupos
10h - eleição dos delegados ao 2º Congresso da CSP-Conlutas
11h30 - encerramento do Congresso
12h - almoço
15h - saída dos ônibus de Caraguatatuba para São José, Caçapava e Jacareí