A iniciativa de fundar a Associação surgiu no 5º Congresso do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, realizado nos 25, 26 e 27 de junho de 1999, na cidade de Caraguatatuba.
Passado quase um mês, no dia 23 de agosto de 1999, a proposta tornava-se realidade. Nascia, então, a Admap, buscando organizar e trazer os metalúrgicos aposentados para o caminho da luta, junto com os trabalhadores da ativa.
Apesar de nascer como uma Associação representativa dos metalúrgicos, a atuação da Admap não se limitava a organizar apenas ex-trabalhadores dessa categoria, mas os aposentados de maneira geral. Por isso, foi aprovada uma mudança no estatuto da entidade para se adequar a esta realidade. Sua base territorial também foi ampliada, passando a ser representativa no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Região Serrana.
Instrumento em defesa dos aposentados e pensionistas
Vivemos num sistema no qual trabalhadores da ativa e aposentados têm de estar organizados para defender seus direitos, foco de constantes ataques de patrões e governos.
Nossa Associação surge como um instrumento para auxiliar nesta dura batalha.
“Além de representar os interesses de aposentados e pensionistas, defendemos a Previdência Pública e apoiamos as pautas dos companheiros da ativa, afinal, somos todos trabalhadores”, explica o presidente da Admap, Lauro da Silva.
Além disso, a entidade conta com serviços como atendimento jurídico, salão de cabeleireiro e convênios
com várias empresas.