A Admap (Associação Democrática dos Aposentados e Pensionistas) do Vale do Paraíba vai enviar uma delegação de nove pessoas ao evento.
Organizado pela Cobap (Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos), Anfip (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil) e Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados), os debates vão reunir especialistas de diversos países e terão o sistema previdenciário como principal foco.
Programação
O membro da CSP-Conlutas Atnágoras Lopes fará uma análise de conjuntura do país aos participantes. O presidente da Anfip, Vilson Antonio Romero, abordará o tema “A falácia do deficit da Previdência”. Já a secretária-geral da Organização Ibero-Americana de Seguridade Social (OISS), Gina Magnolia Riaño Baron, vai discutir “O estado de bem-estar social na Europa”.
O objetivo do Congresso Mundial é analisar em profundidade as mudanças previdenciárias feitas em diversos países do mundo. Assim, Jorge García, da Comission de Jubilados Del Sindicato del Petróleo y Gás Privado del Chubut, explicará a situação na Argentina. Pela França, falará Patrice Perret, da Union Nationale Interprofessionnelle des Retraités Solidaires.
O caso mexicano será apresentado por Maria Isabel Reyes Pérez e Francisco Jimenez Reyes, da Organizacion de Jubilados e Pensionados Del Estado de Vera Cruz. Já o deputado italiano Fábio Porta vai explicar o atendimento oferecido pelo terceiro setor naquele país aos aposentados e pensionistas. Pelo Paraguai, falará César Esteban Centurión Diaz, da Confederação da Classe Trabalhadora.
Clique aqui para conferir a programação completa do 2º Congresso Mundial dos Aposentados.
Com informações da Anfip