Dirigentes da Cobap (Confederação Brasileira dos Aposentados, Pensionistas e Idosos), das federações estaduais e de associações de várias regiões estão percorrendo os corredores da Câmara para fazer pressão sobre os parlamentares.
O vice-presidente da Admap, José Nunes, está em Brasília participando da mobilização.
“Estamos entrando nos gabinetes dos deputados para apresentar a nossa realidade, com benefícios cada vez mais desvalorizados. Vamos continuar cobrando para que aprovem o projeto que recupera nossas perdas”, relatou, por telefone, o vice-presidente da Admap, José Nunes.
Os encontros com os deputados começaram na segunda-feira (5) e devem ir até esta quarta (7).
Entrega de carta
Durante os encontros com os parlamentares, os representantes dos aposentados estão entregando a seguinte carta:
Senhor Deputado,
Os mais de 30 milhões de aposentados e pensionistas do INSS têm sofrido, nos últimos anos, ameaças e efetivos cortes de direitos, como a depreciação sistemática da imagem do sistema previdenciário e dos segurados (considerados apenas uns pobres coitados), restrições nas perícias médicas, alardes quanto a mudanças nas pensões por morte e reajustes anuais diferenciados, com perdas para aqueles que recebem acima de um salário mínimo.
Desde 2003, visando corrigir pelo menos as perdas financeiras do segmento, foi apresentado e aprovado pelo Senado Federal o atual Projeto de Lei 4434/08, que se encontra paralisado na Câmara Federal desde 2009.
Referida proposta possibilita a recuperação progressiva dos vencimentos dos aposentados e pensionistas e estabelece regra mais justa e igualitária para os reajustes anuais.
Consideramos descaso e desrespeito a tantos milhões de brasileiros e aos respectivos familiares que o PL 4434/08 continue engavetado. Não há que se falar em falta de recursos do sistema para arcar com as despesas advindas, pois as desonerações, perdões e parcelamentos de dívidas e inúmeras outras medidas adotadas pelo Governo Federal evidenciam a existência de fundos. Estudo anexo aprofunda e comprova essa verdade que incomoda a tantos.
Entendendo que os aposentados e pensionistas e a grande parcela de pessoas idosas do País merecem dignidade, respeito e tratamento prioritário, inclusive quanto à destinação de verbas pública, como estabelece o Estatuto do Idoso, solicitamos a Vossa Excelência que atue individualmente e junto à sua bancada na Câmara dos Deputados para que seja pautado e APROVADO de forma definitiva o PL 4434/08.
Além de numerosos, somos também força econômica, política e eleitoral. Pessoas experientes, que podem influir – com certeza – nos resultados da próxima eleição.
Contamos com o apoio e voto favorável de Vossa Excelência, certos de que assim teremos bons resultados.
Cordialmente,
Warley Martins Gonçalles
Presidente COBAP
Presidentes de Federações
Presidentes de Associações e Entidades de Base filiadas