Movimento Una-se

Ato de aposentados no Rio de Janeiro exige respeito

Ato de aposentados no Rio de Janeiro exige respeito
Notícias

O Rio de Janeiro (RJ) foi palco, no último sábado (16), de um grande ato em defesa dos aposentados e dos pensionistas. A atividade - convocada pelo UNA-SE, Movimento Unificado dos Idosos, Aposentados e Pensionistas do Serviço Público e do INSS - foi realizada no Clube Municipal, no bairro da Tijuca.

Representantes de diversas entidades se revezaram ao microfone para defender a pauta do UNA-SE. Estiveram presentes entidades como Cobap, Anfip, Sindifisco Nacional, Sinait, Sinal e Sindilegis.

Confira o jornal publicado pelo movimento, feito para divulgar a defesa dos aposentados e dos pensionistas.

A presidente da Anfip (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil) – umas das entidades fundadoras do UNA-SE –, Margarida Lopes de Araújo, disse o movimento surge para lutar contra injustiças cometidas contra os aposentados e os pensionistas.

Ela rejeitou o argumento do governo de que o reajuste das aposentadorias do Regime Geral (PL 4434/2008) e o fim da contribuição previdenciária dos aposentados do setor público (PEC 555/2006) onerariam o caixa público. “O governo fala que vai impactar as contas, mas é mentira. A nossa entidade, Anfip, tem estudos embasados em dados do próprio governo mostrando claramente que a contribuição dos aposentados públicos representa menos de 10% das renúncias fiscais e desonerações para grandes empresários. E o governo não faz o repasse de todo o valor (desonerado), como deveria. Nós estamos financiando os grandes empresários”, lamentou.

Saiba mais
Lançado em 5 de agosto em Brasília, o UNA-SE defende a valorização dos aposentados e dos pensionistas a partir, especialmente, da aprovação de duas propostas pelo Congresso Nacional, a PEC 555/2006 e o PL 4434/2008. O primeiro acaba com a contribuição previdenciária compulsória que atinge inativos do setor público, e o outro atualiza, gradualmente, os benefícios dos aposentados do setor privado de acordo com o número de salários mínimos recebidos na época da concessão do benefício.

Além dos atos realizados em Brasília e no Rio de Janeiro, o UNA-SE tem marcados eventos em Porto Alegre (RS), no dia 21, em São Paulo (SP), em 28 de agosto, quando a Admap vai levar uma caravana da nossa região. Para fechar a programação inicial, uma manifestação deverá ser realizada em Natal (RN), no dia 19 de setembro.

A Admap, junto com a Cobap e as federações estaduais, apoia e faz parte do UNA-SE.

Com informações do site da Anfip