Notícia

Chega de desoneração! É preciso lutar contra a ganância dos bancos

Chega de desoneração! É preciso lutar contra a ganância dos bancos
Notícias

Maurício Oliveira

A desoneração tributária sobre a folha e sobre outros tipos de impostos e setores econômicos tem sido o instrumento mais utilizado pelo governo do PT para incentivar a retomada do crescimento econômico sustentável.

O governo, com a desoneração, afirmava que solucionaria a crise da indústria nacional, pois ela teria menos impostos a pagar, aumentaria o emprego, reduziria a inflação, aumentaria a competitividade das empresas e aumentaria os investimentos em infraestrutura. Nada disso foi atingido!

Todas as desonerações que aconteceram, seja a da folha ou mesmo da cesta básica, somente trouxeram prejuízos para o país. A Previdência Social tem sido prejudicada com perda de receita e os produtos consumidos pela população brasileira não param de crescer. Basta entrar num supermercado e comprovar!

O governo precisa enxergar que o setor empresarial prefere maximizar lucros a reduzir preços. Portanto as desonerações apenas aumentaram os lucros das empresas e endividaram as famílias brasileiras. O setor empresarial não é patriótico! E o governo está insistindo num modelo econômico esgotado, falido, que somente olha para o consumo a qualquer custo.

Enquanto a economia brasileira vai despencando, com inflação e juros crescendo e os investimentos produtivos caindo, os grandes bancos continuam aumentando seus lucros e vivendo indiferentes em relação aos destinos do país. Não ligam para o povo, mas somente para o seu bolso!


Maurício Oliveira é economista e assessor da Cobap (Confederação Brasileira dos Aposentados, Pensionistas e Idosos)

 

Fonte: www.cobap.org.br