Continua em trâmite

Comissão do Senado garante ganho real para aposentadorias. Mas luta precisa continuar!

Comissão do Senado garante ganho real para aposentadorias. Mas luta precisa continuar!
Notícias

Uma decisão da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), do Senado, reunida na quarta-feira (6), aprovou a concessão de aumento real para aposentadorias acima do piso.

Uma emenda no projeto que trata da política de valorização do salário mínimo de 2016 a 2019 foi aprovada e beneficia os segurados do INSS.

Mas é bom saber: ainda não há nada garantido. A matéria segue para análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde recebe decisão terminativa (isso quer dizer: não vai precisar passar pelo Plenário da Casa). Além disso, a proposta precisa passar pela Câmara e pela sanção presidencial.

Por isso, é preciso mobilização. No próximo dia 28 de agosto, a Admap (Associação Democrática dos Aposentados e Pensionistas) participa da manifestação nacional em defesa da aprovação dos projetos que beneficiam nossa categoria. Uma caravana da região está sendo organizada (informações podem ser obtidas pelo telefone 3922-1341).

Emenda
Apresentada pelo relator do projeto, senador Paulo Paim (PT), a emenda garante aos aposentados que recebem mais que o salário mínimo um reajuste que leva em conta o crescimento da remuneração média dos trabalhadores com registro em carteira.

A proposta prevê a concessão da inflação acumulada (medida pelo INPC) do ano anterior, somada à variação do crescimento das remunerações dos empregados do penúltimo ano. Para isso, serão utilizados os dados da Guia de Recolhimento do FGTS e Informações da Previdência Social (GFIP).

Salário mínimo
Para o salário mínimo propriamente dito, o projeto prorroga por mais quatro anos a atual política de valorização, que termina no próximo ano.

A atual fórmula leva em conta a inflação (também medida pelo INPC) do ano anterior e, a título de aumento real, a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.