O veto ao reajuste das aposentadorias da Previdência Social com valores acima do salário mínimo pelo mesmo índice aplicado ao mínimo estava sendo votado pela Câmara quando Renan foi obrigado a suspender os trabalhos.
Uma nova sessão do Congresso Nacional, que reúne deputados e senadores, teria sido convocada para as 11h30 desta quarta para dar continuidade à análise dos vetos.
Antes da suspensão da sessão, os parlamentares mantiveram, entre outros, os vetos presidenciais a dois temas: o reajuste aos servidores do Judiciário (veto mantido por apenas seis votos) e a dedução de Imposto de Renda para compra de livros por professores.
Saiba mais
No mês de julho, Dilma vetou a extensão da política de valorização do salário mínimo aos aposentados e pensionistas que recebem acima do piso.
A Admap, Cobap e o movimento sindical combativo defendem a derrubada do veto, que pode garantir, até 2019, ganhos acima da inflação aos beneficiários do Regime Geral da Previdência Social.
A fórmula leva em conta a inflação dos últimos doze meses somada à variação positiva do PIB (Produto Interno Bruto) do penúltimo ano.