O ato, que contará com a participação de sindicatos e movimentos sociais, está sendo organizado pela Admap (Associação Democrática dos Aposentados e Pensionistas).
A sede do órgão fica na avenida Dr. João Guilhermino, 84, Centro.
Na data em que é homenageado, o aposentado não tem o que comemorar. Nos últimos anos, a categoria tem sido castigada com a perda no poder de compra em seus benefícios e o sucateamento do Sistema Único de Saúde (SUS), que é fundamental para toda a população, mas, principalmente, para os idosos.
A reforma da Previdência aprovada pelo governo no ano passado, além de deixar o direito à aposentadoria algo quase inatingível para uma ampla parcela dos trabalhadores, atacou as viúvas (e viúvos), que passaram a sofrer um corte de até 40% em suas pensões.
Desmonte do INSS
Além disso, está em curso um processo, que já vem de governos anteriores, de desmonte da Previdência. Agora, sob a gestão Bolsonaro, há uma intensificação desse movimento, que, em última análise, busca preparar o terreno para a privatização do sistema (algo já proposto pela reforma da Previdência, mas que acabou não se mantendo na tramitação do texto no Congresso Nacional).
O desmonte fica evidente quando observamos o atual caos no atendimento do INSS, que está com mais de três milhões de pedidos de aposentadoria e outros benefícios parados. A análise para concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC), por exemplo, está demorando mais de um ano. O BPC é dirigido a idosos pobres. Um completo descaso!
Ao invés de combater o problema com a contratação de novos servidores, que melhorariam o atendimento e agilizariam a análise de pedidos, o governo Bolsonaro está militarizando o órgão. O Palácio do Planalto anunciou a convocação de 7 mil militares da reserva para atuar no INSS, sem que eles tenham qualquer experiência na função. Concursos públicos para o instituto não são realizados desde 2014.
"No Dia Nacional do Aposentado, queremos mostrar a nossa insatisfação com o descaso que vem atacando aposentados, pensionistas e idosos e a classe trabalhadora como um todo. É preciso se mobilizar contra esse estado de coisas. Convidamos toda a população a participar", afirmou o presidente da Admap, Lauro da Silva.
Caravana a Aparecida
No dia 26 (domingo), a Admap organizará uma caravana para as atividades do Dia Nacional do Aposentado em Aparecida, onde haverá missa e um ato na Basílica Nacional. Quem tiver interesse em participar, deve se inscrever na Associação. A saída dos ônibus será às 6 horas da manhã.
As atividades em Aparecida são organizadas pela Cobap (Confederação Brasileira dos Aposentados, Pensionistas e Idosos) e Fapesp (Federação de Aposentados e Pensionistas do Estado de São Paulo).