Só em 2014 a DRU retirou R$ 63 bilhões das contribuições sociais. Para agravar o cenário, tramita no Congresso Nacional uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC 31/2016) que não apenas prorroga a DRU até o ano de 2023, como amplia de 20% para 30% o percentual que o governo pode retirar dos recursos sociais. Se a medida for aprovada, pode significar a saída de R$ 120 bilhões por ano do caixa da Seguridade Social.
O presidente da Anfip (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil), Vilson Antonio Romero, afirma que a DRU prejudica toda a população.
“Esse mecanismo nefasto representa a retirada dos recursos que abastecem a Saúde, a Previdência e a Assistência Social, penalizando a sociedade para permitir que o governo gaste como bem entender valores que deveriam ser da área social”, enfatiza.
Saiba mais
A Frente Parlamentar é um grupo suprapartidário que reúne, além de senadores e deputados federais, a Cobap (Confederação Brasileira dos Aposentados, Pensionistas e Idosos), Anfip e dezenas de outras entidades.
O grupo está promovendo audiências públicas em todas as regiões do Brasil para discutir a Previdência com a população brasileira. O próximo evento acontece em 22 de julho em São Paulo (SP).
Com informações da Anfip