Os estudantes dizem que não vão desocupar o local enquanto a CPI não for criada. A bancada governista tem feito várias manobras a fim de barrar a instalação da comissão parlamentar.
Um dos principais envolvidos na chamada “Mafia da Merenda” é o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Fernando Capez (PSDB), aliado do governador Geraldo Alckmin (PSDB).
A investigação apura a suspeita de um esquema de superfaturamento na distribuição de suco de laranja para a rede pública, garantido por propinas de 10% a 30% dos valores acertados. Capez teria tido a sua campanha irrigada com esse dinheiro de corrupção.
Ampliação das ocupações
Em protesto contra a falta de merenda nas escolas técnicas, estudantes ampliaram o movimento de ocupação de estabelecimentos de ensino. Segundo os próprios alunos, as atividades foram interrompidas em seis escolas técnicas (Etecs) e uma escola estadual, todas em São Paulo. O núcleo administrativo do Centro Paula Souza (CPS) foi tomado pelos estudantes na última quinta-feira (28).
O CPS, autarquia responsável pelas escolas técnicas estaduais de São Paulo, admite três ocupações, além do complexo-sede do órgão, onde também funciona um estabelecimento de ensino.
A Admap manifesta total apoio à mobilização dos estudantes secundaristas de São Paulo!