Protesto no dia 1º

Estudantes ocupam Alesp para pedir investigação de fraude na merenda em SP

Estudantes ocupam Alesp para pedir investigação de fraude na merenda em SP
Notícias

Estudantes secundaristas ocuparam, no final da tarde desta terça-feira (3), o Plenário Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), na zona sul da capital paulista. Eles pedem que uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) investigue a fraude na merenda escolar do estado.

Os estudantes dizem que não vão desocupar o local enquanto a CPI não for criada. A bancada governista tem feito várias manobras a fim de barrar a instalação da comissão parlamentar.

Um dos principais envolvidos na chamada “Mafia da Merenda” é o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Fernando Capez (PSDB), aliado do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

A investigação apura a suspeita de um esquema de superfaturamento na distribuição de suco de laranja para a rede pública, garantido por propinas de 10% a 30% dos valores acertados. Capez teria tido a sua campanha irrigada com esse dinheiro de corrupção.

Ampliação das ocupações
Em protesto contra a falta de merenda nas escolas técnicas, estudantes ampliaram o movimento de ocupação de estabelecimentos de ensino. Segundo os próprios alunos, as atividades foram interrompidas em seis escolas técnicas (Etecs) e uma escola estadual, todas em São Paulo. O núcleo administrativo do Centro Paula Souza (CPS) foi tomado pelos estudantes na última quinta-feira (28).

O CPS, autarquia responsável pelas escolas técnicas estaduais de São Paulo, admite três ocupações, além do complexo-sede do órgão, onde também funciona um estabelecimento de ensino.

A Admap manifesta total apoio à mobilização dos estudantes secundaristas de São Paulo!