Benefícios

Câmara mantém política de valorização do salário mínimo e pode votar extensão a aposentado

Câmara mantém política de valorização do salário mínimo e pode votar extensão a aposentado
Notícias

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça (10) projeto que mantém a política de valorização do salário mínimo até 2019. A votação, no entanto, não foi concluída, e deputados da base aliada ameaçam impor nova derrota ao Planalto, estendendo o mecanismo a aposentados e pensionistas que ganham mais que o mínimo.

A informação é do jornal Folha de S. Paulo.

A extensão da fórmula de reajuste é reivindicada pelo movimento dos aposentados e pensionistas.

A legislação aprovada até 2019 determina que o mecanismo de atualização do salário mínimo seja calculado com a correção da inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior, mais a variação do PIB do penúltimo ano. 

Nos últimos anos, as aposentadorias acima do piso previdenciário são reajustadas com base somente na inflação do ano anterior e, mesmo assim, com um índice menor, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). 

Este ano, enquanto os benefícios previdenciários foram reajustados em apenas 6,23% (índice menor que a inflação oficial, de 6,41%), o salário mínimo teve um aumento de 8,84%. 

Com os índices deste ano, a desvalorização dos benefícios de aposentados e pensionistas que recebem acima do piso previdenciário chega a 84% em relação ao salário mínimo, desde 1994.