INSS

Força Tarefa desarticula grupos criminosos que fraudavam Previdência

A Força Tarefa Previdenciária desarticulou um grupo criminoso que fraudava benefícios previdenciários na região de Formosa (GO), além das cidades de Goiânia (GO), Palmas (TO), Maceió (AL), Uberlândia (MG), Buritis (MG) e no Distrito Federal.

A quadrilha atuava em duas frentes: benefícios urbanos e rurais. Para concretizar os desvios de recursos públicos, segundo as investigações, o grupo contou com a participação de servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que seriam responsáveis por inserir dados falsos em sistemas previdenciários.

Integrada pelo Ministério da Previdência Social, Polícia Federal e Ministério Público Federal, a Força Tarefa apurou que foram alteradas informações de contribuições e que havia o direcionamento de agendas de perícias médicas para servidor específico, o que facilitaria a concessão a quem não tinha direito a benefícios de aposentadorias por invalidez, auxílio-doença, aposentadorias por idade, por tempo de contribuição e pensões.

Aos trabalhadores rurais, seriam concedidos benefícios por meio da utilização de declarações falsas de sindicatos rurais locais. Todo o esquema criminoso também contaria com o apoio de despachantes, contadores, empresários, atravessadores, podendo ainda ter a participação de advogados.

Sergipe
Na segunda-feira, a Força Tarefa já havia desbaratado uma quadrilha na cidade de Lagarto (SE). A quadrilha, formada por representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagarto, um intermediário e um servidor da Previdência Social, atuava desde 2013.

Em 111 benefícios analisados, o prejuízo estimado, até o momento, foi de R$ 1 milhão, podendo superar esse valor em função da continuidade das investigações.

Fonte: Ministério da Previdência Social