Em reunião, na tarde desta terça-feira (1º), foi aprovado um cronograma que será concluído no início de abril. Os primeiros temas a serem debatidos serão: “Demografia e idade média das aposentadorias” e “Previdência rural: financiamento e regras de acesso”.
A primeira reunião está marcada para a próxima terça-feira (8), em Brasília. O período da manhã será dedicado à demografia e, à tarde, os integrantes do Fórum vão tratar da questão rural.
Cada semana será dedicada a um ou mais assuntos, de modo que o último encontro temático ocorra no dia 5 de abril (ver datas abaixo). Para o dia 8 do próximo mês está prevista a apresentação do relatório final dos debates.
Com a reforma, um dos principais objetivos do Palácio do Planalto é aumentar a idade de aposentadoria dos trabalhadores brasileiros. Redução nos valores das pensões por morte e mudanças nos benefícios rurais também estão sendo estudadas.
Como centenas de entidades combativas em todo o país, a Admap é contra a reforma da Previdência. Ao contrário do que afirmam governo, empresários e setores da imprensa, o sistema da Seguridade Social, mesmo com a crise que atinge o país, não está em colapso.
CRONOGRAMA DE TEMAS:
8 de março
- Demografia e idade média das aposentadorias
- Previdência Rural: financiamento e regras de acesso
15 de março
- Regimes Próprios de Previdência
- Pensões por morte
22 de março
- Diferença de regras entre homens e mulheres
29 de março
- Financiamento da Previdência Social: receitas, renúncias e recuperação de créditos
5 de abril
- Convergência dos sistemas previdenciários
8 de abril
- Apresentação de relatório