Enquanto o governo Dilma ataca direitos de trabalhadores, aposentados e pensionistas para "melhorar suas contas", a verdadeira causa dos problemas dos brasileiros segue inatacada.
Segundo levantamento da organização Auditoria Cidadã da Dívida, o governo federal gastou R$ 978 bilhões com juros e amortizações da dívida pública em 2014, o que representou 45,11% de todo o orçamento efetivamente executado no ano.
É escandaloso. Essa quantia corresponde a 12 vezes o que foi destinado à educação, 11 vezes aos gastos com saúde ou mais que o dobro dos gastos com a Previdência Social (confira o gráfico clicando na imagem).
A Auditoria Cidadã esclarece que os dados do gráfico acima foram extraídos do sistema do próprio governo, por meio do Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira).
"O critério utilizado para a elaboração do gráfico soma as parcelas informadas pelo governo a título de “juros” e “amortizações”, no total de R$ 978 bilhões", diz comunicado da organização, que reivindica a realização de uma auditoria da dívida pública, tanto interna como externa, desde a sua origem.