Reforma na Previdência

Ministro da Fazenda volta a defender idade mínima para aposentadoria

Ministro da Fazenda volta a defender idade mínima para aposentadoria
Notícias

O governo Dilma não para de emitir sinais de que vai mesmo propor, em breve, uma nova reforma na Previdência, com graves ataques aos direitos dos trabalhadores.

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, voltou a defender, nesta quarta-feira (4), a implementação da idade mínima para a aposentadoria. Durante um evento, o ministro disse que o governo tem urgência em analisar o tema.

"Sobre a aposentadoria e idade mínima, é uma questão que o governo está olhando e tem urgência por sinalizar qual a direção, porque dela depende o próprio orçamento, decisões do orçamento, retomada do crescimento", disse o ministro.

Levy, que vê a adoção da idade mínima como "oportuna", também falou sobre a necessidade de reduzir despesas com o auxílio-doença e aposentadorias rurais.

Com a idade mínima, o governo petista -- com o apoio de PMDB, PSDB e outros grandes partidos -- quer restringir ainda mais o acesso à aposentadoria. Nos bastidores do Palácio do Planalto, fala-se em impor uma idade de 65 anos para que o segurado possa requerer o benefício.