Ataque aos direitos

Nova regra pode deixar 63% dos demitidos sem seguro-desemprego

Nova regra pode deixar 63% dos demitidos sem seguro-desemprego
Notícias

Apesar das promessas de campanha, os ataques da presidente Dilma e da nova equipe econômica aos direitos trabalhistas continuam e o impacto sobre os trabalhadores se mostra ainda maior do que o imaginado.

A nova regra do seguro-desemprego, por exemplo, pode negar acesso a mais da metade dos trabalhadores demitidos. É o que afirma o jornal Valor Econômico desta terça-feira (13), que utilizou dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Segundo o levantamento, entre janeiro e novembro de 2014, 63,4% dos 10,8 milhões de trabalhadores demitidos sem justa causa no país tinham menos de um ano e meio de serviço. Pela nova regra, esses cerca de 6,8 milhões de trabalhadores não poderiam recorrer ao seguro-desemprego pela primeira vez.

A Medida Provisória 665, do dia 30 de dezembro, entra em vigor 60 dias após sua publicação e fixa ainda outras regras. Além do tempo mínimo de 18 meses de contribuição para receber o benefício pela primeira vez, será preciso ter 12 meses na segunda requisição e 6 meses nos pedidos seguintes. Hoje, a carência é de 6 meses em qualquer momento.