Em São José dos Campos e região, o Dia Nacional de Paralisação dos Metalúrgicos está sendo organizado pelo Fórum de Lutas do Vale do Paraíba, que reúne sindicatos e movimentos sociais.
As centrais sindicais que estão à frente das mobilizações nacionais são CUT, CSP-Conlutas, Força Sindical, Intersindical e CTB. Na pauta de reivindicações está incluído o fim das reformas trabalhista e da Previdência, entre outros pontos.
O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, filiado à CSP-Conlutas, já está se organizando para mobilizar trabalhadores de algumas das principais indústrias da região, com paralisações de até 24 horas.
Como as propostas do governo Temer atingem negativamente toda a classe trabalhadora, outras categorias também devem aderir ao dia 29, como servidores, professores, petroleiros, químicos e do setor de alimentação.
Aposentados presentes
A Admap também vai participar desse dia de luta. Os aposentados e pensionistas vão participar do protesto unificado na praça Afonso Pena, às 10h, junto com outras entidades sindicais.