Pandemia

São José dos Campos chega a mil infectados por coronavírus

São José dos Campos chega a mil infectados por coronavírus
Notícias

Setenta e oito dias depois de confirmar o primeiro caso de coronavírus na cidade, em 18 de março, São José dos Campos passou da marca de mil casos positivos de Covid-19 nesta quarta-feira (3). São 42 mortes pela doença.

No boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura constam que 1.002 pessoas foram contaminadas em menos de três meses do primeiro caso. Desse total, 641 estão recuperadas (63,9%), 269 em isolamento domiciliar (26,8%), 50 internadas (4,9%) e 42 morreram (4,1%). A cidade ainda tem 907 casos suspeitos.

Faixa etária, sexo e bairros
Os homens são os mais afetados pelo coronavírus em São José, de acordo com último balanço deste tipo divulgado pela prefeitura, em 29 de maio. Mas a diferença é pequena. Em 29 de maio, eram 842 casos confirmados, sendo 427 homens (50,7%) e 415 mulheres (49,3%).

A maioria dos casos eram em pessoas entre 31 a 40 anos (30,2%). A segunda faixa etária mais afetada até 29 de maio era dos 41 aos 50 anos (21,6%), seguida pela faixa entre 51 e 60 anos (14,2%).

Os bairros mais afetados até o fim de maio eram o Urbanova e o Jardim Aquárius, com 42 casos confirmados em cada um. O Bosque dos Eucaliptos, na zona sul, aparece na terceira colocação, com 36 registros. Veja abaixo os dados sobre casos divulgados até até 29 de maio:

Urbanova: 42
Aquarius: 42
Bosque dos Eucaliptos: 36
Jardim Satélite: 27
Parque Industrial: 23

Governantes irresponsáveis
No Brasil, chegamos a 32.548 mortes, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Foram 1.349 óbitos confirmados apenas nesta quarta-feira (4), ou um a cada 64 segundos, o maior número já contabilizado nesta pandemia.

Ao mesmo tempo em que a curva de contágio e mortes do coronavírus avança, governadores e prefeitos, pressionados pela política genocida do presidente Jair Bolsonaro e a ganância dos empresários, estão afrouxando a quarentena e liberando o retorno de atividades não-essenciais, como o comércio e a abertura de shoppings.

A medida vai na contramão do que tem sido feito em todo o mundo, em que o relaxamento do isolamento social ocorre apenas quando a curva de contágio já está em queda.

Desta forma, o presidente Bolsonaro, o governador João Dória e o prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth, precisam ser responsabilizados pelo provável aumento no número de infectados e mortos por conta da covid-19.

A CSP-Conlutas, central a qual a Admap é filiada, defende uma quarentena geral por 30 dias como forma de preservar vidas, principalmente as dos mais pobres, mais expostos pela crise do coronavírus.

Idosos
A Admap orienta os aposentados, pensionistas e idosos em geral que mantenham o isolamento social, não saiam de casa, evitem contato próximo com quem está indo às ruas e tomem todos os cuidados relativos à higiene, como lavar bem as mãos.

"É um momento muito delicado, em que estamos sendo obrigados a ficar confinados em casa, mas, infelizmente, não temos outra alternativa. Essa privação serve para preservar nossa saúde. Não podemos cair na armadilha armada por nossos governantes, que, de forma irresponsável, estão brincando com a vida de milhares de pessoas", disse o presidente da Admap, Lauro da Silva.

Com informações do G1