Os cinco pontos percentuais extras apenas podem ser usados para quitar dívidas com cartão de crédito, inclusive em saques feitos nesse tipo de cartão.
O limite é válido para trabalhadores com contrato regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e para aposentados e pensionistas do INSS. De acordo com a proposta, servidores públicos federais também poderão contar com o aumento de limite dos descontos direcionados exclusivamente ao pagamento de cartão de crédito.
“Aumentar o empréstimo consignado não resolve nada. Os aposentados e pensionistas querem aumento real de salário e a recuperação das perdas frente ao salário mínimo”, disse o presidente da Admap, Lauro da Silva.
Os riscos do consignado
O empréstimo consignado é a modalidade de crédito em que o pagamento da parcela é descontado diretamente no contracheque do trabalhador. No caso dos aposentados e pensionistas, a cobrança é feita na folha do INSS.
Esse tipo de crédito pode se tornar uma armadilha em casos de necessidade ou mesmo alguma emergência, pois o dinheiro irá para o banco de qualquer maneira
Para a Admap, o aumento do endividamento dos aposentados com o consignado é resultado da atual política do governo federal, que tem reduzido, ano a ano, o poder de compra da categoria, concedendo reajustes menores que o salário mínimo e a própria inflação. Assim, com o consignado, os bancos são os grandes beneficiados, já que as operações apresentam a eles “risco zero”.