O descaso do governo em não atender à reivindicação da Cobap de reajuste igual para todos os aposentados e pensionistas está cada vez mais gerando perdas salariais e aumentando a migração de milhares de pessoas para a faixa de apenas um salário mínimo ano após ano.
Permitir aumento real apenas para os que recebem o salário mínimo é uma injustiça muito grande, pois deixa de fora mais de 10 milhões aposentados e pensionistas que ganham acima do salário mínimo e prejudica também suas respectivas famílias.
A consequência dessa política injusta é que o atual valor médio das aposentadorias e pensões previdenciárias é de apenas R$ 1.002,00. Ou seja, isso corresponde a apenas o valor de um salário mínimo e meio.
O governo, alegando falta de recursos e inventando sobre o déficit, omite que o balanço financeiro da Previdência Social no 1º trimestre de 2015, através do Fluxo de Caixa do INSS, apresenta um superávit de mais de R$ 8 bilhões. Esse valor seria suficiente para cobrir as despesas com o aumento real dos aposentados e pensionistas.
Fonte: site da Cobap