No Congresso Nacional

Veto a aumento real para aposentados deve ser analisado nesta quarta

Veto a aumento real para aposentados deve ser analisado nesta quarta
Notícias

O Congresso Nacional volta a se reunir nesta quarta-feira (30), às 11h30, para finalizar a apreciação dos vetos presidenciais, iniciada na semana passada. Estão para ser votados seis vetos cuja análise não foi concluída na sessão do último dia 22.

Um dos vetos diz respeito ao reajuste dos benefícios de aposentados e pensionistas do INSS. Ao sancionar a Lei 13.152/2015, que prorroga até 2019 a atual política de valorização do salário mínimo, a presidente Dilma vetou a extensão da sua fórmula de correção às aposentadorias e pensões.

Dessa forma, aposentados e pensionistas que recebem mais de um salário mínimo continuariam contando apenas com a reposição da inflação, sem nenhum ganho real.

A Admap, a Cobap (Confederação Brasileira dos Aposentados, Pensionistas e Idosos) e o movimento sindical combativo defendem que o veto seja derrubado, para frear os efeitos da política de arrocho nos benefícios previdenciários.

“Queremos o mesmo reajuste do salário mínimo às aposentadorias, medida que poderá garantir ganhos acima da inflação aos aposentados e pensionistas quando o PIB brasileiro voltar a crescer”, afirmou o diretor da Admap Josias de Oliveira Mello.

A atual fórmula de correção do salário mínimo prevê a inflação dos últimos doze meses mais o percentual de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do penúltimo ano.

Na sessão desta quarta, o veto ao reajuste salarial do Poder Judiciário também deverá ser apreciado.

Com informações da Agência Senado