Envio de cartas

Admap cobra candidatos a prefeito compromisso com pauta dos idosos 

Admap cobra candidatos a prefeito compromisso com pauta dos idosos 
Notícias

Aposentados e pensionistas discutem situação dos idosos no 5º Congresso da Admap (foto: Sérgio Koei)

A diretoria da Admap (Associação Democrática dos Aposentados e Pensionistas) está cobrando dos candidatos às Prefeituras de São José dos Campos, Jacareí e Caçapava compromisso público com a pauta dos idosos. Uma carta, assinada pelo presidente da Associação, Josias de Oliveira Mello, foi enviada a todos os postulantes destas cidades, nesta semana, com esse objetivo.

A iniciativa representa a continuidade das discussões do 5º Congresso da Admap, realizado em agosto. O evento debateu a situação da população idosa no país e na região e formulou uma série de propostas e reivindicações, que agora estão sendo repassadas aos candidatos.

Para Josias, o movimento visa jogar luz sobre os problemas enfrentados pelos idosos e buscar soluções junto ao poder público.

"Queremos que o maior número possível de candidatos assuma a nossa pauta.    Vamos aguardar as respostas deles e anunciar aos nossos associados e à toda sociedade", declarou Josias, que também é diretor da Cobap (Confederação Brasileira dos Aposentados, Pensionistas e Idosos).

Confira abaixo a íntegra da carta: 
 
Prezados(as) candidatos(as),

A Associação Democrática dos Aposentados e Pensionistas do Vale do Paraíba vem, por meio desta, solicitar o comprometimento de Vossas Senhorias com o fortalecimento das políticas públicas para a população idosa em nosso município.
 
Durante o 5º Congresso da ADMAP, realizado entre os dias 13 e 15 de agosto de 2024, discutimos amplamente a necessidade de ações concretas que promovam a melhoria das condições de vida da população idosa. Entre as demandas apresentadas, destacamos a importância de ampliar e qualificar o atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde) e no SUAS (Sistema Único de Assistência Social), garantir a criação de centros-dia gratuitos e de qualidade. Pedimos o compromisso para garantir a construção do hospital geriátrico, voltado somente à população idosa com profissionais capacitados nos tratamentos de saúde para esta faixa etária e com atendimento humanizado. É necessário ainda, que os hospitais públicos tenham alas geriátricas adequadas  para as pessoas idosas e aposentados.
 
Ressaltamos a necessidade de fomentar o acesso à educação e ao lazer, e garantir o desenvolvimento de políticas públicas para a proteção social, saúde e segurança da pessoa idosa.
 
Além disso, ressaltamos a urgência de medidas específicas para atender às necessidades de mulheres idosas, que frequentemente enfrentam situações de vulnerabilidade social e violência. É fundamental que sejam adotadas políticas que garantam um envelhecimento digno, com acesso adequado aos serviços de saúde, proteção contra todas as formas de violência e suporte para sua integração social plena.
 
Reforçamos que o envelhecimento digno é um direito fundamental de todas as pessoas e deve ser garantido por meio de ações e políticas públicas que atendam às demandas específicas dessa parcela crescente de nossa população. A taxa de envelhecimento em nossa sociedade está em constante crescimento e, infelizmente, as políticas públicas não têm acompanhado essa evolução de maneira adequada.
 
Dessa forma, solicitamos que Vossas Senhorias se comprometam publicamente a apoiar e promover essas ações, garantindo que a população idosa de São José dos Campos tenha acesso a uma vida digna, com saúde, segurança e respeito. Contamos com seu apoio para priorizar esta causa em seus programas de governo e ações legislativas.
 
Atenciosamente,
 
Josias de Oliveira Melo
Presidente da Admap