Lançamento

Cartilha sobre o SUS é apresentada aos aposentados e pensionistas

Cartilha sobre o SUS é apresentada aos aposentados e pensionistas
Notícias

A Admap e o Ilaese (Instituto Latino-Americano de Estudos Socioeconômicos) lançaram nesta quarta-feira (26) a cartilha "A importância do SUS para a classe trabalhadora". O material tem 32 páginas e explica de forma didática e detalhada o funcionamento, a origem e a relevância do maior sistema público de saúde do mundo. A cartilha é fruto de uma parceria da Associação com o Ilaese.

O lançamento foi realizado em evento na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, com a participação de cerca de 100 pessoas.

O presidente da Admap, Josias de Oliveira Melo, coordenou a mesa de trabalho, que foi composta pelo presidente da Fapesp (Federação dos Aposentados do Estado de SP), Antônio Alves da Silva, pelo dirigente nacional da CSP-Conlutas Atnágoras Lopes e pela pesquisadora do Ilaese Érika Andreassy.

Também compuseram a mesa o vice-presidente da Admap, Lauro da Silva, e a primeira secretária, Zélia Alcântara Amaro.

Durante o evento, a pesquisadora do Ilaese falou sobre o conteúdo da cartilha. Érika explicou como funciona o Sistema Único de Saúde, que atende mais de 190 milhões de pessoas em nosso país.

Confira a íntegra do evento, com a exposição da pesquisadora:


Em seu discurso, o presidente da Fapesp parabenizou a iniciativa. “Essa cartilha mostra para a sociedade a importância do SUS para a vida dos brasileiros, principalmente para os idosos que, em grande maioria, não têm condições de ter um plano de saúde. É no SUS que vão encontrar o suporte necessário. Somos responsáveis pela manutenção e aprimoramento do sistema e só conseguiremos isso com informação e unidade na luta”, afirmou Antônio Alves da Silva.

O representante da CSP-Conlutas, Atnágoras Lopes, também saudou a iniciativa. Ele ressaltou a necessidade de defender o SUS dos ataques dos governos.

Quem se interessar, pode retirar gratuitamente a cartilha na sede ou subsedes da Admap.