VITÓRIA

Com mobilização, Sindicato dos Metalúrgicos garante cancelamento das demissões na Avibras

Com mobilização, Sindicato dos Metalúrgicos garante cancelamento das demissões na Avibras
Notícias

Após um mês de uma luta histórica, com intensa participação dos trabalhadores, o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região conseguiu reverter as 420 demissões realizadas pela Avibras, em Jacareí.

O acordo, celebrado com a direção da empresa, foi aprovado em assembleia pelos metalúrgicos nesta terça-feira (19).

No compromisso costurado entre a Avibras e o Sindicato, que é filiado à CSP-Conlutas assim como a Admap, os trabalhadores que haviam sido demitidos vão cumprir layoff e terão os contratos suspensos por cinco meses.

Todos os funcionários da fábrica terão estabilidade no emprego durante esse período. Os que fizerem parte do layoff terão essa garantia até o final do ano. O acordo entrará em vigor após a homologação. 

Além dos 420 trabalhadores demitidos no dia 18 de março, outros 150 que permaneciam na fábrica também terão os contratos suspensos. Eles receberão remuneração que vai variar entre 70% e 100% do salário líquido. Trinta dias antes do término do layoff, Sindicato e empresa voltam a se reunir para avaliar medidas para preservar os empregos.

Regularização dos salários
A Avibras se comprometeu a pagar a partir de maio, de forma parcelada, os salários de março (que estão atrasados). Os de abril serão pagos no dia 30.

O acordo prevê ainda reajuste salarial pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), em 1º de setembro (data-base da categoria), e renovação de todos os direitos por dois anos.

Sequência de mobilizações
A reversão das demissões foi resultado de uma forte luta dos trabalhadores. Desde o anúncio dos cortes, o Sindicato dos Metalúrgicos deu início a uma sequência de mobilizações pelo cancelamento dos cortes. No dia 21, aconteceu a primeira de três greves na fábrica. A última foi deflagrada no dia 6 de abril e encerrada hoje, com a aprovação do acordo. 

No dia 30 de março, os trabalhadores montaram um acampamento em frente à fábrica e, desde então, vinham se revezando em grupos para garantir a continuidade da mobilização.

Houve passeatas em São José dos Campos, Jacareí e até em Brasília. A caravana à capital federal, com saída de São José dos Campos no dia 3, teve o objetivo de pressionar o governo federal a se posicionar contra as demissões. O presidente Jair Bolsonaro, entretanto, não recebeu os trabalhadores.

“Essa vitória tem de ser comemorada por toda a classe trabalhadora. Não foi uma luta fácil. Os metalúrgicos entraram em campo dispostos a enfrentar a empresa até o final. Junto com o Sindicato, mostraram que, com união e luta, é possível vencer as mais duras batalhas. Estamos orgulhosos desses companheiros, que certamente já entraram para a história da nossa categoria”, comemora o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves, 35 anos de idade e 4 à frente da entidade. 

Nos tribunais
No dia 3 de abril, o Sindicato já havia conseguido na Justiça o cancelamento das demissões. Apesar da decisão da 1ª Vara do Trabalho de Jacareí, a Avibras se recusava a cumprir a determinação e chegou a recorrer no Tribunal Regional do Trabalho, onde também foi derrotada. No dia 11, o TRT rejeitou o pedido dos advogados da Avibras e manteve o cancelamento das demissões. 

Campanha pela estatização
Na avaliação do Sindicato, a Avibras tem importância estratégica para a soberania do país e não deveria ficar sob controle privado. Por isso, a entidade defende a estatização da fábrica sob controle dos trabalhadores.

Simultaneamente à luta em defesa dos empregos, o representante dos metalúrgicos deflagrou uma campanha para que a empresa, que pleiteia pedido de recuperação judicial fortemente contestado pelos técnicos do Sindicato, se transforme patrimônio dos brasileiros.

Fonte: www.sindmetalsjc.org.br