Dia 31

Debate vai expor repressão nas fábricas da região durante ditadura

Debate vai expor repressão nas fábricas da região durante ditadura
Notícias

Tanques do Exército ocupam as ruas do Rio de Janeiro no golpe de 1964 - Arquivo Nacional

Um dos períodos mais sombrios da história do Brasil será tema de discussão, no dia em que o golpe militar completa 59 anos. O debate “A ditadura militar no chão de fábrica” vai acontecer no dia 31 de março, às 18h, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região.

A atividade é organizada pelo Sindicato, em parceria com a Admap.

Estará em discussão a atuação dos órgãos de repressão na perseguição a dirigentes sindicais e trabalhadores e a conivência dos patrões durante o regime militar (1964 – 1985). Três debatedores irão relatar casos de violação aos direitos humanos e as respostas jurídicas obtidas com a derrubada do regime militar.

A procuradora federal e ex-presidente da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos, Eugênia Gonzaga, será uma das debatedoras. Sob sua gestão, alguns dos mortos pelos militares foram reconhecidos como tal e deixaram de ser considerados "desaparecidos". Eugênia Gonzaga foi destituída da comissão pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

A Conselheira da Comissão de Anistia e advogada Rita Sipahi vai abordar a retomada dos julgamentos dos perseguidos políticos. No governo militar, Rita foi encarcerada na chamada Torre das Donzelas do Presídio Tiradentes. Entre suas companheiras de cela estava a ex-presidente Dilma Rousseff.

O debate também terá a participação do advogado argentino Pablo Gustavo Llonto, colaborador no processo que levou à condenação dos executivos da Ford. Hoje está à frente de ações judiciais contra a Mercedes-Benz. No debate, vai falar sobre processos contra empresas envolvidas em casos de desaparecimentos e assassinatos de trabalhadores, durante a ditadura militar na Argentina.

As histórias de perseguição aos metalúrgicos da região também serão contadas, durante o debate. Documentos oficiais mostram o monitoramento das atividades sindicais em fábricas como Embraer, General Motors, Avibras e Engesa.

Muitos desses perseguidos são hoje associados da Admap.

Com informações de www.sindmetalsjc.org.br