Mobilização

Greve em defesa dos empregos na Avibras completa uma semana. Todo o nosso apoio!

Greve em defesa dos empregos na Avibras completa uma semana. Todo o nosso apoio!
Notícias

No dia em que a greve dos trabalhadores da Avibras completa uma semana, nesta terça-feira (12), uma nova assembleia na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região decidiu dar continuidade à mobilização.

Na atividade, foi colocado em discussão o deferimento do processamento de pedido de recuperação judicial da empresa, assinado ontem pelo juiz Maurício Brisque Neiva, da 2ª Vara Cível de Jacareí. Na prática, a medida em nada altera a situação dos trabalhadores reintegrados judicialmente. 

Agora, a Avibras tem 60 dias para apresentar o plano de recuperação judicial, que será votado em assembleia de credores. Na votação, os trabalhadores serão representados pelo Sindicato. Para que o pedido seja validado, a aprovação tem de ocorrer por unanimidade.

Dívida trabalhista
A legislação prevê que a empresa tem 30 dias para pagar os débitos trabalhistas, a partir da aprovação do plano de recuperação judicial.

A Avibras acumula dívidas com os trabalhadores que estão na fábrica e aqueles que foram reintegrados judicialmente. O primeiro grupo teve o pagamento de 30% dos salários condicionado ao plano de recuperação. O segundo grupo está sem pagamento desde o dia 15 de março, quando recebeu 25% da antecipação salarial. 

Independentemente da aprovação do plano, o Sindicato defende a adoção de layoff na fábrica, como forma de preservação dos empregos.

De acordo com a liminar expedida no dia 3 de abril pela 1ª Vara do Trabalho de Jacareí, que determina o cancelamento das 420 demissões, a Avibras tem até o dia 25 deste mês para reintegrar os trabalhadores.

Greve
Os metalúrgicos da empresa estão em greve desde o dia 6 pelo pagamento dos salários atrasados e para que a Avibras cumpra a determinação de reintegração de todos.

“A Admap manifesta total apoio e solidariedade aos trabalhadores da Avibras. Essa é luta é de toda a região", disse o vice-presidente da Admap, Josias de Oliveira Melo.

Com informações do SindmetalSJC