24 de janeiro

No Dia Nacional do Aposentados, queremos ser ouvidos

No Dia Nacional do Aposentados, queremos ser ouvidos
Notícias

24 de janeiro é o Dia Nacional do Aposentado, ocasião que possibilita refletirmos sobre as condições de vida de milhões de brasileiros e brasileiras que, depois de gerar riquezas e crescimento para o país no mercado de trabalho, desejam uma vida digna, com direitos assegurados e uma aposentadoria que seja capaz de suprir as suas necessidades.

Infelizmente, essa é uma realidade distante para a maioria dos aposentados brasileiros. Entre os vinculados ao INSS, por exemplo, a esmagadora maioria recebe apenas um salário mínimo - hoje fixado em apenas R$ 1.302 por mês.

Trata-se de um valor insuficiente para qualquer trabalhador, mas ainda mais escasso para os mais velhos, que, naturalmente, acumulam mais gastos com saúde e, em tempos de crise econômica e desemprego em alta, muitas vezes, precisam ajudar no sustento de filhos e netos.

O Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) calcula que o salário mínino necessário (que atenda aquilo que prevê a Constituição) deveria girar em torno de R$ 6.500, ou seja, cinco vezes o valor atual.

Além disso, aposentados, pensionistas e idosos lutam por respeito numa sociedade que, infelizmente, trata os idosos com pouco caso. A luta, portanto, é muito desafiadora.

Caravana a Aparecida
No domingo, dia 29 de janeiro, aposentados de várias partes do país vão a Aparecida participar da caravana anual em comemoração ao Dia Nacional do Aposentado.

Os presentes participam, às 8 horas, da tradicional missa do aposentado no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo arcebispo dom Orlando Brandes. Após a celebração, será realizada uma plenária no auditório do Santuário.

Os sócios da Admap que quiserem participar da caravana podem se inscrever pelo telefone 3923-8298, até esta quarta-feira (25). Os ônibus sairão da sede e subsedes às 6 horas da manhã.