Benefícios

Pagamento do 13º a aposentados e pensionistas do INSS começa este mês

Pagamento do 13º a aposentados e pensionistas do INSS começa este mês
Notícias

O governo federal começa a pagar em abril o 13º salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A antecipação da gratificação natalina deve beneficiar cerca de 36 milhões de pessoas e injetar R$ 56 bilhões na economia.

Para a Admap, a medida é importante para dar algum fôlego financeiro aos aposentados e pensionistas diante do cenário de crise econômica em que o país está mergulhado. No entanto, sem outras iniciativas, trata-se de algo insuficiente, pois significa apenas a antecipação de um valor que viria no final do ano.

Estamos reivindicando, desde o ano passado, a concessão de um 14º salário para os beneficiários da Previdência. Um projeto de lei que trata do tema chegou a ser aprovado, em novembro, pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, mas depois não avançou.

Mais sobre a antecipação
A exemplo do que aconteceu em 2020 e 2021, os pagamentos vão ser feitos nos calendários de abril e maio.

A antecipação do 13º dos aposentados e pensionistas vai ser paga seguindo o calendário regular dos depósitos do benefício. A primeira parcela será liberada a partir de 25 de abril para quem recebe até um salário mínimo e a partir de 2 de maio, para quem recebe acima de R$ 1.212.

O mesmo ocorre com a segunda parcela, que será paga a partir de 25 de maio para quem recebe até o piso e a partir de 1º de junho para quem ganha acima do salário mínimo.