Nesta quarta

Trabalhadores da enfermagem fazem dia de luta pelo piso nacional

Trabalhadores da enfermagem fazem dia de luta pelo piso nacional
Notícias

Profissionais da enfermagem preparam paralisação de 24 horas para esta quarta-feira (21) em defesa do piso nacional da categoria. A decisão foi aprovada durante reunião do Fórum Nacional da Enfermagem, que, junto com as entidades de base, estão organizando a mobilização nacional.

A diretoria da Admap apoia esta mobilização, que é mais do que urgente.

O piso do segmento foi aprovado pelo Congresso Nacional, mas foi suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que atendeu a um pedido dos empresários do setor, como a Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços.

A recém-criada lei nº 14.434 estipula um salário mínimo nacional de R$ 4.750 para enfermeiros; 70% desse valor para técnicos; e 50% para parteiras e auxiliares de enfermagem.

Mobilização
Em nota, o Fórum Nacional da Enfermagem explica o movimento: "A orientação das entidades que integram o Fórum é que a paralisação seja pelo período de 24 horas. Os profissionais que não conseguirem fazer a paralisação durante todo o dia, que realizem, ao menos, em períodos do dia". Ainda segundo o texto, a orientação é que os atendimentos de urgência e emergência sejam garantidos.

O Fórum propôs também a realização de vigílias e acampamentos como forma de pressionar o Poder Judiciário, o Congresso Nacional e entidades patronais para garantir o cumprimento do piso da categoria.