Profissionais da enfermagem preparam paralisação de 24 horas para esta quarta-feira (21) em defesa do piso nacional da categoria. A decisão foi aprovada durante reunião do Fórum Nacional da Enfermagem, que, junto com as entidades de base, estão organizando a mobilização nacional.
A diretoria da Admap apoia esta mobilização, que é mais do que urgente.
O piso do segmento foi aprovado pelo Congresso Nacional, mas foi suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que atendeu a um pedido dos empresários do setor, como a Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços.
A recém-criada lei nº 14.434 estipula um salário mínimo nacional de R$ 4.750 para enfermeiros; 70% desse valor para técnicos; e 50% para parteiras e auxiliares de enfermagem.
Mobilização
Em nota, o Fórum Nacional da Enfermagem explica o movimento: "A orientação das entidades que integram o Fórum é que a paralisação seja pelo período de 24 horas. Os profissionais que não conseguirem fazer a paralisação durante todo o dia, que realizem, ao menos, em períodos do dia". Ainda segundo o texto, a orientação é que os atendimentos de urgência e emergência sejam garantidos.
O Fórum propôs também a realização de vigílias e acampamentos como forma de pressionar o Poder Judiciário, o Congresso Nacional e entidades patronais para garantir o cumprimento do piso da categoria.